A tira acima é bastante divertida, ao mostrar como o cérebro funciona. Realmente esquecemos tudo aquilo que não exercitamos. Então para que um conhecimento esteja “fixo” em nossa mente, ele deve entrar várias vezes “na fila”.
Na época em que Charles Schulz escreveu essa tira, os alunos realmente adoravam “o chão que os professores pisavam”. Será que hoje em dia ainda é assim? Ou será que o professor se tornou uma figura anacrônica em nossos dias?
As crianças hoje em dia querem “negociar” sobre tudo e obter vantagem em tudo. De onde estão obtendo esse senso de valores? Seria dos programas de TV? Seriam dos jogos no estilo “estímulo-recompensa”?
Existem duas leituras para charge acima: · As técnicas da educação moderna fazem com as crianças “brinquem” com as letras como quiserem · Essas mesmas técnicas estão fazendo com as crianças troquem o aprendizado por meras brincadeiras sem significado
As crianças de hoje já estão habituadas à violência desde que nascem. Tão habituadas que barbaridades como as descritas nos contos dos irmãos Grimm já nem as assustarem mais.
É complicado aprender quando se sente fome ou mesmo quando não se tem uma boa estrutura familiar ou uma casa para morar. Será que antes de querer oferecer educação, o estado não deveria oferecer o mínimo de condições para as pessoas?
A questão da corrupção dentro das instituições políticas está tão grande que parece que se tornou “normal”. Se consideramos coisas como essas como “comuns” nós não estamos de uma certa forma, concordando com elas?
A cada dia que passa, aumenta o número de analfabetos funcionais. Analfabetos funcionais são pessoas que foram alfabetizadas e sabem ler e escrever, mas que não sabem interpretar o que estão lendo.