quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mídias Atuais

Apesar de a professora acima estar dentro de uma televisão, ela poderia muito bem estar dentro de um computador, pois parece que hoje em dia apenas essas mídias conseguem prender a atenção das crianças e adolescentes. Ou seja, se sua aula não se tornar um “espetáculo” ela não alcançará o objetivo pretendido.

Excesso de informação

Excesso de informação não significa necessariamente excesso de conhecimento. Ao invés de usarem a tecnologia para se tornar mais criativos, as pessoas estão usando tecnologias como o Google para se tornar mais preguiçosos e acomodados. Para que perder tempo aprendendo algo, se já está tudo na internet? Será que está mesmo?

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Escolas na Atualidade


A impressão que temos é que falta tudo nas nossas escolas públicas hoje em dia. E em algumas particulares também. E não estamos falando apenas de recursos materiais. Na chamada feita pela professora da charge acima deveria haver também BOM SENSO.



Evolução

A educação é um instrumento para a evolução da pessoa. Começamos como garotos perdidos e terminamos como profissionais. Mas diante do que temos visto nos noticiários hoje em dia, a educação está realmente promovendo alguma evolução?



Tecnologia

Muitos alunos já estão tão acostumados com tecnologias complexas como os computadores e a internet mas deixam muito a desejar em matérias que são consideradas elementares como a tabuada de adição.

Será a tecnologia que deveria ajudar a melhorar a vida do ser humano o está deixando mais burro?



Contexto de Educação Não-Presencial

A charge acima demonstra um contexto de educação não-presencial de forma não humorada. Não é necessária a presença física de alunos e professores na sala de aula para que aconteça o processo de educação. Esta pode ser a realidade da nossa educação no futuro, como mostra o curta-metragem “Hamlet Digital”, que pode ser acessado no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=WYyCi1l8Ad8

Comportamento dos Pais


Esta charge ilustra muito bem o comportamento de alguns pais hoje em dia. A responsabilidade sobre o bom ou mau rendimento escolar dos alunos é colocada muitas das vezes nas costas do professor. Não estou dizendo que ele não seja responsável pela aprendizagem do aluno, mas o próprio aluno também tem uma grande responsabilidade pelo seu aprendizado, mas o senso de valores distorcidos dos dias atuais parece não permitir aos pais verem isso. Muitas vezes os pais parecem também se fingir de bobos e ignorar seu papel na educação dos filhos.